CI

Piauiense recebe premiação em agropecuária brasileira

Piauí ganha maior premiação da ciência & tecnologia agropecuária brasileira


Francisco Rodrigues Freire Filho, que também é Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa Meio Norte, recebeu nesta quarta-feira (29), às 19h, em Brasília, a maior premiação da ciência & tecnologia agropecuária brasileira - O Prêmio Frederico de Menezes Veiga/Ano 2009. A premiação foi entregue durante as comemorações do aniversário da nossa querida Embrapa.

O evento vai contar, entre outras autoridades, com as presenças do Vice-Presidente da República, Exmo. Senhor José Alencar, Ministros de Estado, Senadores, Deputados e Governadores de Estado, o evento terá a participação de Wellington Dias.

No rigoroso processo de seleção do Prêmio Frederico de Menezes deste ano, foram selecionados 17 pesquisadores da Embrapa e treze de outras instituições de pesquisa agropecuária. Entre os pontos que foram levados em conta na seleção, destacam-se o desenvolvimento de cultivares e a adoção delas na agricultura brasileira, além da contribuição dos pesquisadores na formação de outros profissionais da área, o trabalho desempenhado em rede e a produção científica.

O Dr. Freire, e outro pesquisador da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) foram os únicos agraciados com este prêmio, receberão uma peça de arte, um diploma e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 100 mil. Para nós, isso é motivo de orgulho, que eleva mais ainda a nossa auto-estima e a nossa piauiensidade.

Com doutorado e pós-doutorado em melhoramento genético do feijão conhecido no meio científico como Feijão Caupi, o Dr. Freire tem mais de 300 trabalhos científicos publicados. Ele também é autor de seis livros e, atualmente, coordena nacionalmente as pesquisas com o Feijão caupi, o nosso feijão de Corda, o feijão resistente à seca.

De acordo com o pesquisador Valdemício Ferreira, pesquisador da Embrapa Meio Norte, dentre as variedades de feijão desenvolvidas por Dr. Freire, destaca-se ainda o mais recente BRS Guariba, que apresenta ciclo curto, com cerca de 60 dias. Segundo ele, esse é recomendável para áreas com escassez de chuvas, como o nosso semi-árido brasileiro. Essa variedade de feijão tem ainda muita aceitação em outras regiões do Brasil como o Centro-Oeste, principalmente, no município de Primavera de Leste/MT, que tem mais de 100 mil hectares cultivados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.