CI

Pimenta tabasco ganha espaço no sertão nordestino

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de pimenta


Foto: Divulgação

Dona de um sabor peculiar, tabasco é pequena e bastante apreciada. A Prefeitura de Senador Sá (CE), reativou projeto de irrigação, montou estufa de produção de mudas e distribuiu às famílias cadastradas. Pequenos produtores rurais do município, no semiárido cearense, estão investindo no cultivo da pimenta tabasco. 

Dona de um sabor peculiar, a pimenta tabasco é pequena e muito apreciada na culinária. O produto vem conquistando paladares por todo país. No município de Senador Sá, a produção é feita em uma área doada pela prefeitura, no projeto de irrigação do tucunduba. Além da área para plantação, o município também disponibilizou apoio técnico, equipamentos, mudas e realizou a negociação com uma indústria para a compra direta de toda produção.

A produção vai gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. Como Senador Sá fica em uma região do Ceará que costuma sofrer com a estiagem, os produtores receberam ajuda da prefeitura também na irrigação. 

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de pimenta e juntamente com o Vietnã e Indonésia detém 65% do mercado global do produto. De olho nesse mercado crescente, o município localizado no semiárido nordestino, venceu todas as barreiras e está apostando na cultura da pimenta que vai gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos e vai injetar mais de um milhão de reais por ciclo de produção.     

Para o seu Francisco, agricultor participante do projeto, a produção de pimenta veio pra mudar sua vida. “Antes a gente não tinha esperança de nada né?! O que a gente mais temia era como a gente ia ter dinheiro pra sustentar nossa família, agora a gente tem uma perspectiva”, afirmou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.