Pinhão: alimento funcional e versátil é destaque em evento
CI
Imagem: Marcel Oliveira
EVENTO

Pinhão: alimento funcional e versátil é destaque em evento

O evento on-line “Araucária: pesquisa e inovação para sistemas de produção” foi realizado em15/10
Por:

Um trabalho que rendeu vários frutos e promete ainda mais resultados, foi apresentado pela pesquisadora da Embrapa Florestas Rossana Catie de Godoy durante o evento on-line “Araucária: pesquisa e inovação para sistemas de produção”, realizado em15/10

Diversas instituições pesquisaram distintos aspectos sobre o pinhão e a pesquisadora abordou em sua  palestra, dentre os resultados alcançados, a avaliação nutricional, o estudo do pinhão como alimento funcional, a avaliação da conservação para consumo in natura, o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e o desenvolvimento de compósitos com casca de pinhão.

Para uma maior agregação de valor, Godoy citou a necessidade de maior articulação frente à informalidade da comercialização do pinhão. A pesquisadora também elencou os principais experimentos realizados pelo grupo de pesquisa visando à conservação na pós-colheita por meio da refrigeração. Tal recurso permitiria a oferta atemporal do produto ao mercado, conferindo, com isso, maior lucro ao produtor.

Catie também abordou como outro grande empecilho para a agroindustrialização do pinhão, a alternância de produção da cadeia produtiva atual do pinhão. A pesquisadora citou ainda a necessidade de desenvolvimento de tecnologias acessíveis para pequena escala, bem como de produtos com boa aceitação. Para finalizar, foram mostrados alguns produtos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, como descascador industrial, e alguns produtos alimentícios, como a farinha de pinhão, matéria-prima para biscoitos e snacks.

A gravação do evento está aqui. A realização conta com apoio do IDR-PR, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink