CI

Piora na soja agentina

Ondas de calor vem castigando as lavouras do país


Argentina registra aumento nas áreas de cultivo classificadas como “regular a ruim” Argentina registra aumento nas áreas de cultivo classificadas como “regular a ruim” - Foto: USDA

No mais recente monitoramento semanal realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), observou-se um cenário climático marcante em diferentes regiões da Argentina. Segundo o levantamento, as temperaturas máximas superaram os 35°C em áreas do norte argentino, norte da região Pampeana e Cuyo, com o registro mais alto alcançando os 42°C em Rivadavia.

Em contrapartida, nas demais áreas da região Pampeana, na região Patagônica e no Litoral, as máximas não ultrapassam os 34°C. Notavelmente, as temperaturas elevadas, superiores a 35°C, foram registradas entre 1 e 5 dias, particularmente nas localidades do noroeste e nordeste argentino.

Essas condições aumentam as áreas de cultivo classificadas como “regular a ruim” especialmente na província de La Pampa, no sudoeste das regiões produtoras. Assim como áreas do norte, em Santa Fé.


Fonte: INTA

 

Confira as condições da lavouras, de acordo com o INTA:

Milho: O cereal encontra-se entre crescimento vegetativo (plantios tardios) e enchimento de grão (plantios precoces) em Buenos Aires, Córdoba e La Pampa. Em Santa Fé, as variedades plantadas mais cedo já alcançaram a maturidade em várias áreas.

Soja: O cultivo de primeira está entre a floração e o enchimento de grão, enquanto o cultivo de segunda encontra-se majoritariamente entre crescimento vegetativo e floração, com áreas de Santa Fe e Córdoba avançando para o enchimento de grão.

Girassol: O cultivo encontra-se entre a floração e o enchimento de grão na maior parte da área plantada, com exceção de Santa Fé, onde alcançou a maturidade. Além disso, nas províncias de Corrientes, Chaco e Formosa, a colheita está bastante avançada e atinge uma cobertura de 19% a nível nacional (-80.8% atrasado em relação à safra anteiror.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.