CI

Pioram lavouras de soja dos EUA

Níveis de lavouras norte-americanas de soja em condição boa/excelente caiu para 67%


Os níveis de lavouras norte-americanas de soja em condição boa/excelente caiu para 67%, de acordo com a atualização desta semana do relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O resultado baixou três pontos percentuais em relação aos 70% da semana anterior, mas ainda é superior aos 60% do ano passado na mesma época. 

O índice de lavouras em condição média ficou em 23%, contra 22% da semana anterior e 28% do ano anterior e das lavouras em condição ruim/muito ruim, ficou em 10%, contra 8% da semana passada e 12% do ano passado. “As lavouras de soja dos EUA estão muito adiantadas em relação à média, graças aos bons dias de ensolação ocorridos até o momento”, comenta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco. 

“A constatação disto está nos percentuais de lavouras em floração: 92% nesta semana, contra 89% na mesma semana do ano passado e 86% da média dos últimos 5 anos. O mesmo se diga das lavouras que estão pondo vagens: 75% nesta semana, contra 63% na mesma semana do ano passado e 58% da média dos últimos 5 anos”, complementa. 

CLIMA – AMÉRICA DO NORTE

De acordo com mapas climáticos analisados pela Consultoria AgResource, neste último fim de semana chuvas torrenciais foram presentes no norte de Iowa. Índices pluviométricos atingiram os 250mm acumulados no período, porém a área beneficiada não ultrapassou os 10% do estado: “Já as previsões atualizadas para os próximos dias trazem variações. Uma rodada extra de precipitações é oferecida para uma faixa central no Cinturão Agrícola, que rega todo o sul de Iowa, centro-norte de Illinois e todo a região de Indiana e Ohio”. 

“Se tais mapas forem confirmados, haverá uma melhora significante nas condições de safra para tais áreas citadas. A ARC alerta que as projeções meteorológicas têm apresentado uma taxa de assertividade medíocre neste ano safra dos Estados Unidos. A variação nas leituras é presente quase toda atualização”, concluem os analistas da ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.