Pipoca de sorgo pode ser ainda mais nutritiva e funcional
Cereal traz benefícios para saúde intestinal
A “chef funcional” Lidiane Barbosa resolveu experimentar e afirma que deixou a tradicional pipoca ainda mais nutritiva ao substituir o milho pelo sorgo. Segundo ela, trata-se do “cereal do futuro”, pois tem boas doses de antioxidantes, além de ser muito útil em dietas restritivas ao glúten.
Entre as propriedades do sorgo, Lidiane destaca que o cereal é rico em fibras, combate a prisão de ventre, reduz o colesterol e controla a glicemia. Possui entre seus principais fitoquímicos as antocianinas, isoflavonas e taninos, além de boa quantidade de vitaminas, principalmente as lipossolúveis e do complexo B. O coquetel de saúde do sorgo fica completo com minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco.
Um dos segredos está nos carboidratos: 6% representam o conteúdo de fibras, o que traz benefícios para saúde intestinal ao reduzir a incidência de câncer de cólon. Já há estudos afirmando que o sorgo é capaz de contribuir no controle de algumas doenças como a diabetes, pois colabora no controle dos níveis glicêmicos.
A chef Lidiane Barbosa vem se constituindo em uma referência nacional em gastronomia funcional. Segundo ela, esse conceito vai muito além de uma a comida sem glúten, sem leite, sem soja, mas um trabalho de substituições com saúde e sabor por meio da procura dos melhores ingredientes, da combinação correta dos alimentos, incluindo as formas de cocção e técnicas dietéticas adequadas.