CI

Pista cheia e torneio leiteiro de simental na Feileite 2010

O objetivo é mostrar a evolução genética e produtiva dos animais voltados para a produção de leite e carne


Na Feileite 2010, que acontece de 9 a 13 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, vão estar expostos 100 animais da raça simental de linhagens de dupla aptidão que produzem leite e carne ao mesmo tempo.

Este é o sétimo ano consecutivo que os principais criadores de simental de dupla aptidão vão realizar julgamentos de animais e torneio leiteiro na Feileite. O objetivo é mostrar a evolução genética e produtiva dos animais voltados para a produção de leite e carne, superando os recordes alcançados pela raça nos últimos anos, tanto no volume como na qualidade do leite produzido.

Nos últimos três anos as vacas simental foram as campeãs do torneio de sólidos promovido pela DPA (Dairy Partners Américas – “Parceiros em Laticínios nas Américas”). Sendo que o recorde para a produção de sólidos totais (gordura, proteína e lactose) foi estabelecido em 2008, com o índice de 15,52%. A maior produção também foi alcançada em 2008, quando a vaca Ariane da Sesmaria, produziu a média de 60 quilos e 265 gramas de leite durante o torneio leiteiro da Feileite.

Para este ano, os criadores esperam números melhores, uma vez que nos últimos 10 anos os criadores vêm utilizando touros melhoradores para produção de leite, sólidos, úberes, pernas e demais características economicamente positivas.

Alan Fraga, presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, responsável pela mostra de simental na Feileite, conjunto com o Centro Paulista da Raça, diz que a mostra em São Paulo é uma grande vitrine para a expansão da raça. "A Feileite é uma das grandes mostras da cadeia produtiva do leite e é realizada no maior centro econômico do País, daí a grande importância desta mostra para atrair novos criadores para a raça", diz ele.

Este ano os criadores vão mostrar animais cruzados de simental com outras raças leiteiras, principalmente com holandês. "Estamos trazendo vacas e novilhas cruzadas de simental para mostrar que a raça melhora muito a eficiência econômica dos rebanhos. Nestes cruzamentos com simental vamos ter como resultado vacas mais rústicas, com úberes mais sadios, mais férteis e longevas. Como temos uma raça de dupla aptidão, os machos nascidos das vacas das raças especializadas em cruzamento com simental, passam a ter valor comercial, pois tem ótima capacidade de ganho de peso e carne de qualidade", garante Alan Fraga

O Torneio Leiteiro da Raça Simental começa no dia 9 e termina no dia 11. Serão oito ordenhas controladas, encerrando o ranking do ano que inclui os torneios realizados em Itapetininga, Castro e Batatais.

No dia 12, o técnico alemão Joseph Rieger, jurado internacional, vai julgar os animais expostos. Serão classificados de acordo com as suas categorias, dando aos criadores a real noção de como seus criatórios estão evoluindo.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.