Planejamento rural auxilia na profissionalização das propriedades
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Divulgação

DESAFIO

Planejamento rural auxilia na profissionalização das propriedades

Assessoria jurídica com foco no direito rural pode ser determinante
Por:
205 acessos

Um desafio do proprietário rural nos dias de hoje esta´ relacionado à manutenc¸a~o do patrimo^nio e da atividade agropecua´ria. Mais do que os bens adquiridos durante a vida, muitos patriarcas se perguntam se conseguiram despertar nos filhos e netos o interesse pela terra e pelo trabalho no campo. É a diferença entre sucessores e herdeiros, enquanto para herdar basta o vi´nculo sangui´neo ou legal, para suceder em uma atividade são necessa´rios envolvimento e profissionalismo.

Segundo especialistas, ao definir em vida o processo patrimonial e sucesso´rio, o produtor rural na~o so´ assegura economia tributa´ria mas, principalmente, previne conflitos e capacita os sucessores para a continuação da atividade. “Um planejamento adequado pode assegurar a perenidade do patrimo^nio e fortalecer a unia~o familiar. E ainda vai auxiliar no processo de tomada de deciso~es e na reestruturac¸a~o empresarial, remodelando e organizando nego´cios”, explica a advogada Odara Weinmann. “É preciso considerar todos esses aspectos, somado a uma ana´lise gerencial de todos os riscos atrelados à atividade”, completa a profissional, que é sócia do Advagro, escritório de advocacia com foco no direito rural e agronegócio que reúne vários profissionais da área e tem atuação em todo o Brasil.

No planejamento, deve-se dispensar atenc¸a~o especial a temas como produc¸a~o, economia, financ¸as, comercializac¸a~o, juri´dico, recursos humanos e meio ambiente. “Para viabilizar o planejamento e operacionalizá-lo de forma eficiente, e´ fundamental, por exemplo, que se mantenha na propriedade um sistema de registro de dados. Essas informac¸o~es podem, entre outras coisas, verificar se as ac¸o~es previstas foram executadas de forma adequada e, se for preciso, realizar as correc¸o~es no tempo oportuno. Nós desenvolvemos esse sistema artesanalmente para cada empresa”, detalha a advogada.

Atualmente, a administrac¸a~o eficaz de uma empresa do agronego´cio passa pelo processo de profissionalizac¸a~o. O auxílio no planejamento, alinhando objetivos com valores pessoais, pode ser aplicado a pequenas, me´dias e grandes propriedades. Conforme a advogada, ao otimizar o uso dos recursos, o empresa´rio rural vai melhorar e sustentar a produc¸a~o que, ao longo do tempo, resultará em rentabilidade. “As famílias rurais precisam entender esse processo e quais os benefícios. Nós mapeamos a legislac¸a~o que incide em cada caso, com uma gesta~o de riscos eficiente. A tomada de decisa~o esta´ nas ma~os da família, mas o trabalho e´ nosso”, finaliza Odara.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink