Plano de RJ para fertilizantes é positivo, diz Sinprifert
CI
Imagem: Divulgação
BRASIL

Plano de RJ para fertilizantes é positivo, diz Sinprifert

Outro Estado que também vem avançando no incentivo à produção de fertilizantes é Sergipe
Por: -Leonardo Gottems

O governo do Rio de Janeiro incluiu um plano estadual para fertilizantes nas prioridades do Fundo Soberano, o que foi visto de forma positiva pelo Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas de Fertilizantes (Sinprifert). “A aplicação de recursos oriundos do Fundo em projetos para desenvolvimento do setor de fertilizantes devem dar um impulso à produção nacional de insumos, o que contribui em muito para o desenvolvimento do Estado”, afirma Bernardo Silva, diretor executivo do Sinprifert.

O Fundo é composto por recursos provenientes da exploração do petróleo e de outras fontes e tem entre os objetivos reduzir a dependência da economia fluminense do setor de petróleo, equilibrando as contas do Estado diante das oscilações de preços e para evitar situações como as que ocorreram em 2014, quando a forte queda da commodity levou o RJ à sua pior crise financeira, segundo o sindicato.  

“Os recursos atraem automaticamente novos agentes produtores, o que criaria um efeito dominó positivo com mais investimento privado, desenvolvimento tecnológico e geração de empregos, principalmente na produção de nitrogenados, cujo Rio de Janeiro é uma das principais fontes nacionais”, aponta o executivo. “Os investimentos na malha de gasodutos também beneficiam outras unidades federativas”.

Outro Estado que também vem avançando no incentivo à produção de fertilizantes é Sergipe. “Estamos dialogando com os governos estaduais e com os demais setores produtivos, como agronegócio e indústria, pois planos específicos para a indústria de fertilizantes podem atrair ainda mais recursos para o desenvolvimento local, além de multiplicar medidas que possam aumentar imediatamente a competitividade do setor”, afirma Silva.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.