Plano estadual para desenvolvimento da agricultura familiar terá apoio da Aprosoja
CI
Agronegócio

Plano estadual para desenvolvimento da agricultura familiar terá apoio da Aprosoja

Por:
?O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, anunciou na terça (10) um plano estadual para ampliar a produção de alimentos, especialmente focado na agricultura familiar. Será uma complementação regional do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado na última semana pelo governo federal. Para fazer um diagnóstico da atividade familiar na agricultura, o governo estadual conta com a parceria das entidades do setor produtivo, como a Aprosoja, a Famato e a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa).



“É um programa para incentivar as pequenas propriedades, gerando mais renda e mais qualidade de vida para os agricultores familiares”, explicou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro. Ainda nesta semana será realizada outra reunião para começar efetivamente a moldar o plano estratégico. A Aprosoja, segundo Fávaro, trabalhará como entidade mobilizadora dos projetos.


O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso, Carlos Milhomen, explicou que o foco deste plano é fomentar as cadeias que não são exploradas atualmente, como a leiteira, a da piscicultura e a da fruticultura.

Um dos principais entraves para o desenvolvimento da agricultura familiar é a dificuldade em conseguir crédito. O governo estadual criará, então, um fundo de aval para dar suporte financeiro aos agricultores que ainda não tem a escrituração de suas terras. A maior deficiência, segundo o governador Silval Barbosa, está em assentamentos da reforma agrária, que tem 90% das propriedades sem documentação.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink