CI

Plano Real perto dos 30 anos: Brasileiros aprovam

Inflação segue sendo preocupação


Foto: Pixabay

Após quase três décadas do lançamento do Plano Real, os brasileiros mantêm apoio ao programa de estabilização de preços de 1994, considerando-o bem-sucedido. No entanto, a inflação continua sendo uma preocupação constante para a sociedade, conforme revelado pela 15ª edição da pesquisa Observatório Febraban, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) para a Febraban.

A maioria da população (66%) expressa preocupação contínua com a inflação, e 79% acreditam que ela deve ser uma preocupação permanente tanto para a sociedade quanto para o governo.  A pesquisa realizada entre 3 e 9 de dezembro de 2023, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil, revela que 71% dos brasileiros consideram o Plano Real fundamental para uma economia sólida e estável.

 A minoria (15%) acredita que, com a estabilidade econômica, a inflação deixou de ser uma preocupação prioritária. O estudo inédito visa entender a perspectiva dos brasileiros sobre os 30 anos do Plano Real, especialmente entre aqueles que não vivenciaram a hiperinflação, incluindo análises específicas para cada região do país.

Após enfrentar altos índices de inflação em 1993, encerrando em 2.477%, 70% dos brasileiros têm conhecimento da hiperinflação, sendo que 64% a associam ao passado. A lembrança desse fenômeno é difusa nas gerações contemporâneas ao Plano Real, com 37% recordando-se e 33% não.

O conhecimento sobre hiperinflação é mais forte em faixas etárias acima de 45 anos, sendo menos presente entre os mais jovens. Apesar da estabilização econômica, 47% acreditam que o Brasil enfrenta uma inflação alta ou muito alta. Um terço percebe a taxa acumulada em 2023 como sendo maior do que é, enquanto 26% indicam uma faixa próxima à projeção do Banco Central.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.