CI

Planta gigante de soja

A técnica não é viável para a agricultura em grande escala. Mas fez a alegria de quem está na atividade há 27 anos


A casa de um agricultor de Santa Carmem, no norte de Mato Grosso, virou atração turística. Os curiosos querem ver de perto o maior pé de soja já cultivado no país. De tão produtiva, a planta entrará para um livro de recordes.

O pé de soja gigante é guardado como um objeto valioso. Tem mais de 2,5 metros de altura e é motivo de orgulho para o agricultor Nelson Kappes. Não foi nada fácil alcançar esse tamanho. Ele contou que durante seis meses e meio deu bom dia e boa noite para a planta.

“Isso foi cuidado com muito carinho. Eu ia de duas a três vezes para a horta para ver se os galinhos estavam ciscando ou algum animal estava fazendo dano nele”, contou seu Nelson.

O cultivo foi feito na horta, no quintal do sítio que fica em Santa Carmem, no norte de Mato Grosso. Tudo foi feito com a orientação do agrônomo Claudinei Kappes, filho do seu Nelson. Ele explicou que usou uma semente normal. O diferencial está na adubação do solo, nos defensivos e outro fator essencial: a planta ficou exposta à luz até mesmo durante a noite, por meio de um sistema de lâmpadas.

A planta foi cultivada para participar de um concurso no município. Ganhou o primeiro lugar. O seu Nelson e o Claudinei não imaginavam que o pé de soja fosse ficar tão famoso e pudesse produzir ainda mais alegrias.

O sítio ficou movimentado. Todos querem ver o tal pé de soja. Em meio a tantas visitas, um auditor do Ranking Vazio, o livro dos recordes nacionais. Foi feita uma contagem minuciosa. Para quem é acostumado a ver nas lavouras de Mato Grosso plantas que dão uma média de 150 vagens, o resultado impressiona.

“Contamos 10.908 vagens. É fantástico. A gente viaja pelo Brasil todo e sabe o quanto é difícil esse tipo de recorde”, disse o auditor Luciano Cadari.

A técnica não é viável para a agricultura em grande escala. Mas fez a alegria de quem está na atividade há 27 anos e garante que nunca foi tão gratificante produzir o pé de soja.

O concurso que elegeu o maior pé de soja foi realizado em maio. A edição do livro com o recorde do seu Nelson será publicada no final do ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.