CI

Tecnologia promete aumentar a produtividade no plantio de forrageiras em oito vezes

O método tradicional de plantio manual é consideravelmente mais trabalhoso e lento


Foto: Divulgação

Uma inovação na pesquisa agropecuária, a máquina "Topa Tudo", foi desenvolvida para atender à crescente demanda de produtores de leite e carne, expandindo-se como áreas de forrageiras plantadas por mudas. Seu principal objetivo é aumentar a disponibilidade de alimentos para animais. Segundo informações divulgadas pela Embrapa, o método tradicional de plantio manual é consideravelmente mais trabalhoso e lento.

Com a Topa Tudo, o tempo de plantio é reduzido, e o número de entregas de preparo do solo é minimizado, graças à prática do plantio direto, resultando em maior economia. Além das forrageiras, o equipamento é capaz de plantar outras espécies arbóreas.

A máquina é compatível com tratores de média potência e oferece melhor resultado econômico para a produção animal, aumentando a eficiência do trabalho em até oito vezes em comparação com o método manual convencional de plantio de mudas.

A Embrapa, por meio de seu programa de melhoramento genético de forrageiras, lançou diversas cultivares de capim-elefante com alto rendimento por hectare e qualidade nutritiva para a alimentação animal. No entanto, o plantio dessas cultivares, que é feito manualmente, acarreta custos elevados. Em resposta a essa demanda significativa dos produtores rurais, a Topa Tudo foi desenvolvida.

O equipamento é acoplado a tratores de média potência e permite o preparo do solo, utilizando um disco sulcador ou escarificador, com profundidade regulável. As mudas são colocadas em injetores e cobertas pelo solo, resultando em um processo ágil e eficiente.

A Topa Tudo é de fácil acesso e estrutura robusta. Pode ser utilizado em todos os biomas nacionais e em terrenos brutos sem preparo prévio. Seu lançamento oficial ocorreu no dia 19 de março, durante a Expoagro Afubra 2024, no município de Rio Pardo (RS), prometendo revolucionar o plantio de forrageiras na agricultura, beneficiando especialmente agricultores familiares que cuidam de equipamentos de mecanização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.