Plantadeira Massey Ferguson será usada em estudo da UFSM
Modelo da Série MF 400 participará de pesquisa com plantio de soja em várzea
Com o intuito de apoiar novas iniciativas que contribuam com o desenvolvimento da agricultura do país, a Massey Ferguson entregou ao Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria uma plantadeira MF 407 pantográfica, para ser empregada no desenvolvimento de um estudo que procura viabilizar o cultivo de soja em áreas de várzea.
“O estudo tem como objetivo encontrar alternativas para viabilizar o plantio da soja em áreas de várzea, que ocupam parte do Rio Grande e são usadas geralmente para a cultura orizícola”, explica o Prof. Dr. Enio Marchesan, um dos nomes envolvidos na pesquisa, que é tese de doutorado do aluno Vandro Vizzotto.
“A plantadeira MF 407 será uma das ferramentas utilizadas para vencer as limitações do manejo desse tipo de solo para o cultivo da soja. O modelo conta com sistema pantográfico, que copia as irregularidades do terreno, além disso, é um equipamento que garante a precisão na distribuição de sementes e fertilizante, caracterizado pela alta resistência, fácil manutenção e baixo custo operacional, qualidades imprescindíveis para sua aplicação na pesquisa”, destaca Rógil Berghahn, especialista em pós-venda da AGCO.
O estudo está sendo realizado pelos Departamentos de Fitotecnia e Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria, em um campo experimental de 10 hectares dentro da própria instituição. A primeira fase da pesquisa deve levar cerca de dois anos para ser concluída. Ao final desse período, um artigo será publicado com os primeiros resultados do experimento.
A plantadeira MF 407 foi entregue à universidade pela concessionária Itaimbé Máquinas de Santa Maria, que também disponibilizou à equipe de pesquisadores um coordenador técnico para orientá-los na utilização do equipamento.