Plantas de cobertura resultam em mineralização de nutrientes
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ESTUDO

Plantas de cobertura resultam em mineralização de nutrientes

As culturas de cobertura são elogiadas por seus benefícios relacionados à qualidade do solo e da água
Por: -Leonardo Gottems

A incorporação de plantas de cobertura com o preparo do solo resulta em maiores taxas de decomposição das plantas de cobertura e maior mineralização de nutrientes na biomassa da planta de cobertura, de acordo com a American Agronomic Society. Nesse contexto, estudos relataram resultados mistos para rendimentos de grãos de milho e soja quando plantados após as culturas de cobertura. 

Em artigo publicado recentemente no  Agronomy Journal, os pesquisadores relataram os resultados de um estudo de quatro anos sobre a rotação milho-soja. Os tratamentos foram concluídos com preparo convencional ou plantio direto, com e sem cobertura vegetal. Os pesquisadores incluíram três rotações: centeio-soja-ervilha-milho cereal, centeio-soja-aveia + rabanete-cereal de milho, e sem cobertura-soja-sem cobertura-milho. 

A equipe descobriu que a rotação com ervilha peluda como uma cultura de cobertura anterior aumentou o rendimento de grãos de milho em 14,09 e 12,35% em comparação com as rotações sem cultura de cobertura e aveia + rabanete como culturas de cobertura anteriores, respectivamente. A biomassa das plantas de cobertura de centeio com cereais teve uma absorção de N 16-20 kg ha-1 maior em comparação com as ervas daninhas anuais de inverno em rotação sem plantas de cobertura. Os pesquisadores relataram que o cereal de centeio que precede a soja reduziu o rendimento da soja em 0,3 a 0,6 Mg ha-1 em comparação com a soja sem cultura de cobertura. 

As culturas de cobertura são elogiadas por seus benefícios relacionados à qualidade do solo e da água. No entanto, sua adoção e sucesso dependerão da seleção de espécies de plantas de cobertura disponíveis que não reduzirão a produtividade de grãos nas safras subsequentes. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.