CI

Plantio de milho vai até 10 de novembro no PR

De acordo com o calendário para o Estado, neste período de setembro deveria estar ocorrendo a concentração maior do plantio


Por determinação do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, técnicos da Seab estão orientando os produtores rurais para que sigam o zonamento agrícola elaborado pelo Ministério da Agricultura para garantir os recursos subsidiados para o plantio. No Paraná, o zoneamento prevê o plantio do milho da safra de verão entre 21 de agosto e 10 de novembro. De acordo com o calendário, neste período de setembro deveria estar ocorrendo a concentração maior do plantio.

No entanto, isto não está acontecendo e muitos produtores nem mesmo concluíram a preparação do solo. Os produtores temem que a seca prolongue-se e eles percam os insumos e sementes que já adquiriram. O plantio de feijão já está atrasado em 10% no Estado, de acordo com estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab. O zoneamento prevê o plantio de feijão entre 11 de julho e 31 de outubro.

A situação dos produtores é preocupante porque eles foram prejudicados com as chuvas nas últimas colheitas, que provocaram perda de produção e preços baixos na comercialização. O governo federal teve que socorrer a produção com mecanismos de compra.

Mesmo com a possibilidade de uma sensível queda em razão das geadas dos últimos meses e um considerável atraso para o início da safra de verão, o Paraná mantém a posição histórica de líder na produção de grãos do País, conforme estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.