Plantio de trigo deve estar finalizado até o fim do mês
Apesar dos desafios nas últimas safras, houve acréscimo significativo nas áreas de trigo semeadas na região de Campos Novos.
Foto: Pixabay
Apesar dos desafios nas últimas safras, houve acréscimo significativo nas áreas de trigo semeadas na região de Campos Novos. Mesmo assim, o Brasil ainda produz bem abaixo da demanda de mercado, aproximadamente metade do consumo. Um dos fatores relacionados a falta de matéria prima para os moinhos e indústrias, está relacionado aos altos custos e ainda, pelo fato de a cultura ser de alto risco. A sanidade do trigo é garantida com os tratamentos contra pragas e doenças e na Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), a recomendação é de que haja muita atenção nas lavouras.
Sobre a previsão do tempo para essa safra, é de um inverno propício para a cultura e a expectativa é de bons resultados, segundo o gerente do departamento técnico da Coocam, Silvio Zanon. “Nossos produtores estão entusiasmados com a cultura de trigo, que deve ser um incremento já que a safra de verão foi de grandes dificuldades”. Outro fator avaliado positivamente está relacionado ao preço na hora da comercialização. “Hoje a saca de 60 kg de trigo está em torno de R$ 100,00 e a previsão é para que o valor permaneça ou mesmo, aumente até o final da safra de inverno 2022”. Grande parte da safra de trigo é destinada para industrialização, especialmente para panificação. Neste ano, a Coocam ultilizará cerca de 20% das lavouras para sementes.
Os associados da Coocam, irão aproveitar cerca de 5 mil hectares das lavouras para o plantio de trigo. Além do trigo os produtores da cooperativa plantam outras culturas na safra de inverno, como por exemplo, aveia branca e preta. A cultura de inverno é uma opção intermediária para o produtor que não trabalha com a pecuária, garantir uma fonte de renda no final do ano e agregar os ganhos, da safra de verão. O plantio desta safra está em fase de finalização, com previsão de encerramento até o final deste mês. Cerca 95% do trigo já foi plantado. Reportagem publicada no Jornal O Celeiro