CI

Plantio pode ficar 14% mais barato

Boletim do IMEA revela projeção de queda sobre os custos de produção da nova safra de soja em Mato Grosso


No boletim semanal da soja, também divulgado nessa terça-feira (01-09) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a boa notícia é a projeção de queda de cerca de 14% sobre os custos de produção da nova safra de soja, a 09/10.

Ao comparar os gastos de implantação e manutenção da lavoura, as estimativas feitas pelo Imea, na região de Sorriso, detectaram a possibilidade de redução média de até 14% no custo, se comparado com o mesmo período do ano passado. “Isto porque a redução no custo dos fertilizantes e defensivos suprimiu o aumento no gasto com sementes e com as operações agrícolas”. Sorriso, a 460 quilômetros ao norte de Cuiabá, é o município com a maior área plantada do mundo com soja, com 600 mil hectares.

A boa notícia, como frisa o Imea, vem justamente às vésperas do reinício dos trabalhos no campo, que podem ser retomados a partir do dia 16 deste mês, após 90 dias de ‘Vazio Sanitário’, período em que o cultivo comercial do grão fico proibido como forma de eliminar os fungos que causam a ferrugem asiática.

08/09 - O ano safra ainda não encerrou, mas o mercado de soja mato-grossense já faz uso da terminologia “safra velha” para a safra 2008/09 não só pela proximidade do plantio da nova safra (09/10), mas também porque não existe muita soja no mercado físico. Segundo o último levantamento do Imea, restam apenas de pouco mais de 3% das 17,4 milhões de toneladas colhidas neste ano para serem comercializadas. “Como restam mais de cinco meses para que as novas ofertas realimentem o mercado de grãos no Estado a expectativa é de um final de ano apertado para quem ainda precisa originar o grão”.

MERCADO - Mais uma vez a tônica da semana no mercado internacional de soja segue entre o dilema dos preços da safra velha versus os preços da safra nova. Prova disso é a valorização acumulada nesta semana, de 111 pontos, para o contrato setembro que encerrou cotado a de US$ 11,34/bushel. Já para a safra nova as cotações com entrega em maio 2010 praticamente ficaram em canal de estabilidade, fechando a semana em US$ 9,92/bushel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.