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Plataforma de varejo de insumos adquire distribuidora

A operação de R$ 180 milhões é o maior investimento da história da empresa


Foto: Marcel Oliveira

O AgroGalaxy, plataforma de varejo de insumos agrícolas, comunicou nesta quarta-feira (8), a aquisição de 80% da participação societária da Agrocat Distribuidora de Insumos Agrícolas, sediada em Mato Grosso. O contrato está sujeito a condições precedentes, entre elas a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

A operação de R$ 180 milhões é o maior investimento da história da empresa. Esse valor ainda poderá sofrer ajustes pré ou pós fechamento, o que inclui o pagamento de um preço adicional de até R$ 25 milhões.

"É um negócio transformacional para a companhia, que não só nos faz mudar de patamar em termos financeiros, mas que fortalece muito nossa presença em uma das regiões mais importantes para a agricultura brasileira e com um enorme potencial de mercado, que são os estados de Mato Grosso e Rondônia", disse Welles Pascoal, CEO do AgroGalaxy.

Esta é a segunda aquisição anunciada pela companhia em 2021. Em junho foi anunciada a compra da também varejista de insumos paranaense Ferrari Zagatto, cujo fechamento aconteceu em agosto. Em abril também havia sido concluída a compra da Boa Vista, uma das principais distribuidoras de insumos agropecuários do Mato Grosso do Sul. Estas três empresas somaram R$ 1 bilhão em vendas de insumos em 2020, o que adicionaria R$ 2,76 bilhões à base de insumos comercializados pela companhia no mesmo período, representando um crescimento de 37%.

A Agrocat está presente no mercado há mais de 20 anos, com matriz em Tangará da Serra (MT). Possui 11 lojas, sendo três delas em Rondônia, nos municípios de Ariquemes, Cerejeiras e Vilhena, e oito lojas no estado de Mato Grosso, abrangendo os municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Campos de Julio, Diamantino, Juara, Nova Maringá, Pontes e Lacerda e Sapezal. Nenhuma loja encontra-se no raio de atuação de lojas atuais do Agrogalaxy. São mais de 150 colaboradores, dos quais aproximadamente 40 são consultores técnicos de venda (CTVs), cobrindo mais de 90 municípios, que totalizam uma área de quase 4 milhões de hectares e atuando nas culturas de soja, milho, girassol e feijão, entre outras. O faturamento nos últimos 12 meses findos em junho de 2021 totalizou R$ 835 milhões, sendo R$ 518 milhões em insumos e R$ 317 milhões em grãos.

Já a AgroGalaxy, com sede em São Paulo (SP) tem 122 lojas, em nove estados, e uma base de mais de 20 mil clientes, formada por pequenos e médios produtores. No primeiro semestre desse ano, a receita líquida da empresa cresceu 37%, para R$ 2,2 bilhões. No período, o grupo registrou um prejuízo de R$ 72,8 milhões.
 

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