CI

PMGZ divulga pré-classificados para Programa de Touros Jovens 2012

Quase 11 mil animais foram pré-selecionados para participar do PNATJ 2012


A ABCZ, através do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), divulgou na tarde desta quinta-feira (1º/12) a lista dos animais pré-selecionados para participar do PNATJ 2012 (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

Os criadores que possuem animais candidatos já podem visualizá-los através de sua página de Comunicações Eletrônicas, no site da ABCZ (www.abcz.org.br). “Esta primeira fase de seleção teve como base as avaliações genéticas, pois identificamos os melhores animais da safra 2010 e início de 2011 através do Sumário de Produtos do PMGZ. A segunda fase é a inspeção visual dos animais efetuada por um técnico credenciado da ABCZ. Somente aqueles animais considerados aptos por nossos técnicos seguem para as fases seguintes. Esta avaliação começa a partir de janeiro de 2012 diretamente nas propriedades”, explica o gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ, Ismar Carneiro. Quase 11 mil animais foram pré-selecionados para participar do PNATJ 2012, sendo 333 da raça Brahman, 59 Gir, 635 Guzerá, 9376 Nelore e Nelore Mocha e 393 Tabapuã.

Sobre o PNATJ

Assim como nos últimos dois anos, durante a ExpoGenética 2012, serão conhecidos os touros jovens (com idade entre 18 e 30 meses ) selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNATJ), promovido pela ABCZ em parceria com as Associações Promocionais das Raças Zebuínas e empresas de inseminação artificial. “Além das atuais exigências do PNATJ, como apresentação de exame andrológico, a ABCZ estuda a possibilidade de exigir também teste de congelabilidade do sêmen. Outro ponto importante é que será estipulado um prazo máximo para coleta, congelamento e distribuição de sêmen”, explica Lauro Fraga, gerente de Fomento da ABCZ.
Para serem pré-selecionados pelo programa e participarem da exposição, todos os animais devem obrigatoriamente ser participantes do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Os animais selecionados devem possuir IQG (Índice de Qualificação Genética) até 6% POP (Brahman), até 4% POP (Gir) e até 3% POP (Guzerá, Nelore e Tabapuã). Entre os meses de janeiro e julho 2012, os animais pré-selecionados passarão por avaliação visual feita pelos Técnicos da ABCZ nas propriedades. Nesta avaliação são efetuados o RGD (Registro Genealógico Definitivo) e o exame de andrológico dos animais. A terceira etapa do PNATJ acontece justamente durante a ExpoGenética 2012, quando os touros jovens selecionados serão avaliados por três grupos: o primeiro, formado por técnicos da ABCZ; o segundo grupo, formado por técnicos das Centrais de Inseminação Artificial e o terceiro grupo formado por criadores presentes. Em cada uma das raças, os animais que forem escolhidos por unanimidade pelos três grupos serão levados às centrais participantes do programa para coleta de 600 doses de sêmen e posterior, distribuição do material genético. O sêmen dos animais escolhidos será distribuído gratuitamente para rebanhos colaboradores do PMGZ. O sêmen recebido deverá ser utilizado em até dois anos e somente em matrizes das categorias Puros de Origem - PO ou Livro Aberto - LA. Compete aos rebanhos colaboradores o compromisso de participar e inscrever os produtos filhos dos touros no CDP - Controle do Desenvolvimento Ponderal, registrar as medidas de perímetro escrotal - PE, e outras ações determinadas pelo programa até que os produtos atinjam a idade de 21 meses. Posteriormente, os touros poderão ser contratados pelas centrais.

O regulamento completo do programa está disponível no site do PMGZ: www.pmgz.org.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.