PNDS inicia programa Qualidade Total Rural em Minas Gerais
CI
Agronegócio

PNDS inicia programa Qualidade Total Rural em Minas Gerais

O programa permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios
Por: -Silvano
Suinocultores do Triângulo Mineiro, Vale do Piranga e Alto Paranaíba participaram da 1ª instrutoria do Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade Total Rural, realizado por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em Minas Gerais, coordenado pela Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg). O programa permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios, com o objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural, alcançando excelência em produtos e serviços, utilizando o gerenciamento ou gestão pela qualidade.

A primeira sensibilização aconteceu no último dia 23, na sede da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), – entidade regional que apóia o PNDS – e foi coordenado pelo analista técnico do Sebrae da Microrregião de Ponte Nova, Cláudio Gontijo. Durante o encontro, os suinocultores ouviram o depoimento do presidente da Assuvap, Fernando Soares, que foi certificado pelo programa em 2010, além de esclarecerem dúvidas e obterem mais informações. O programa é composto por tópicos como: “a conquista da qualidade e suas diretrizes para as empresas rurais”, “os 5S para as empresas rurais” e “a melhoria de processos através das ferramentas de qualidade e seus indicadores", que serão ministrados em encontros mensais que acontecerão na sede da Assuvap/Coosuiponte e por visitas do consultor às granjas participantes.

Segundo o analista técnico, das 13 granjas representadas na sensibilização, oito já aderiram ao programa e o restante deverá retornar para conclusão do programa, já que eram gerentes ou representantes dos proprietários das granjas. Segundo Fernando Soares, os participantes aprovaram o programa e ficaram satisfeitos. “Nossos produtores perceberam a importância da participação de todos nesse processo, pois o crescimento de cada propriedade rural reflete melhora a qualidade dos produtos”, disse.

Já os suinocultores da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro participaram da 1ª instrutoria do programa QT Rural, realizado pela Astap (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) – entidade regional que apóia o PNDS – em parceria com a de Suinocultores LTDA (Suinco), no dia 04 de outubro. A palestra realizada pelo Consultor do Sebrae, Leonardo Leite, que aconteceu no Auditório do Sindicato do Produtor Rural, na cidade de Patrocínio, possibilitou aos produtores e colaboradores conhecer as ferramentas do QT Rural para uma efetiva gestão de qualidade e aprender como aplicá-las, compreendendo seus princípios e fundamentos.

Do total de 8 granjas participantes do QT Rural na região, 6 participaram deste evento, representadas por suinocultores e colaboradores que atuam desde o gerenciamento à linha de produção. Nestas granjas a consultoria individual e o treinamento das equipes já foram iniciados.

De acordo com o Presidente da Astap, Juarez Sora, as perspectivas dos suinocultores filiados à entidade são as melhores possíveis, considerando os resultados do QT Rural em outras regiões. “O programa possui um grande potencial, especialmente para evoluir o nível de organização de nossas granjas”, afirmou.

Parte dos custos desta ação foi subsidiada pelo PNDS, por meio dos parceiros Assuvap, Frigorífico Saudali, Astap e Suinco, junto à Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e o Sebrae Minas Gerais.

As informações são da assessoria de imprensa da ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink