Pó que captura CO2 revoluciona combate climático
O gás é liberado ao aquecer o material a apenas 50°C

Um novo material chamado COF-999 pode transformar a captura de dióxido de carbono (CO2), um dos principais responsáveis pela crise climática. Criado em laboratório, este pó amarelo inócuo é capaz de capturar tanto CO2 quanto uma árvore utilizando apenas meio quilo, segundo os cientistas. O carbono absorvido pode ser armazenado de forma segura no subsolo ou reaproveitado em processos industriais, como a carbonização de bebidas.
Diferentemente de tecnologias atuais, o COF-999 não demanda grandes quantidades de energia e mantém sua eficiência mesmo após 100 ciclos de uso. Feito de materiais baratos e comercialmente acessíveis, o pó funciona como um ímã, aprisionando o CO2 presente no ar em concentrações mínimas. O gás é liberado ao aquecer o material a apenas 50°C, um avanço significativo em relação a métodos que exigem temperaturas mais altas, tornando-o ideal para uso em locais que já geram calor, como fábricas.
Segundo o químico Omar Yaghi, da Universidade da Califórnia em Berkeley, o COF-999 é um salto quântico em relação a outros compostos. O estudo, publicado na revista Nature, reflete décadas de pesquisa em materiais orgânicos covalentes. A empresa de Yaghi, Atoco, planeja produzir toneladas do material dentro de um ano, prometendo integrar a tecnologia em sistemas existentes e futuros.
“Isto resolve realmente um grande problema no campo da tecnologia e oferece agora uma oportunidade para o aumentar e começar a utilizá-lo. É um salto quântico à frente de outros compostos em termos de durabilidade do material”, conclui o especialista.