CI

Poda de videiras em pauta na Fepagro de Caxias do Sul

A Fepagro Serra do Nordeste promoveu atividades teóricas e práticas de poda de videiras durante dois Dias de Campo no final de junho.


A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Serra do Nordeste, em Caxias do Sul, promoveu atividades teóricas e práticas de poda de videiras durante dois Dias de Campo no final de junho. Foram apresentados os princípios que regem a poda das principais variedades de uvas, e foi realizada uma atividade prática para possibilitar a vivência da técnica. Participaram alunos da Faculdade de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efa-Serra).
 
Os eventos foram ministrados pelos pesquisadores da Fepagro Serra do Nordeste, Daiane Silva Lattuada e Celso José da Costa (enólogo); e pelo técnico agrícola Cleidson da Silva.
 
Segundo Daiane, a poda das videiras é uma atividade obrigatória no cultivo comercial de uvas e requer conhecimento teórico e prático para a melhor execução. “Embora o princípio seja o mesmo, cada planta, no momento da poda, apresenta-se de forma diferente, necessitando de reflexão e prática para a melhor execução da técnica”, explicou.
 
Durante os Dias de Campo, foram abordados os princípios e conceitos que regem essa atividade. Houve demonstração dos tipos de condução e de poda adotados por viticultores na região. Após, os alunos foram conduzidos até os parreirais do Centro de Pesquisa, onde puderam praticar a poda nas videiras cultivadas na Fepagro. “Os Dias de Campo propiciaram momentos de interação entre os alunos das duas instituições e a equipe da Fepagro, além da divulgação das atividades do Centro de Pesquisa. Os alunos que participaram tiveram uma experiência prática de método de poda, enriquecendo os conhecimentos adquiridos nos respectivos cursos”, concluiu Daiane.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.