CI

Polinização é melhor nas cidades do que no campo

Campo, no entanto, possuem mais insetos voadores


Foto: Pixabay

Embora os cientistas tenham encontrado uma maior diversidade de insetos voadores no campo, mais abelhas nas cidades resultaram em flores mais polinizadas nas áreas urbanas. Foi isso que identificou um estudo realizado pelo Centro Alemão de Pesquisa Integrativa em Biodiversidade (iDiv) Halle-Jena-Leipzig.  

De acordo com o estudo, os zangões eram os principais responsáveis pela polinização em meios urbanos. Para que o campo siga a mesma regra, o estudo indica que as abelhas sejam levadas em consideração no planejamento da paisagem.  

“Cidades ao redor do mundo estão se expandindo. Vários estudos já mostraram que a conversão de áreas naturais em terras construídas afeta insetos e, embora a diversidade e a abundância de insetos geralmente diminuam, algumas espécies de insetos ou grupos de espécies podem se beneficiar. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos da urbanização nos serviços ecossistêmicos prestados por insetos, como a polinização de plantas”, indica o Centro.  

Os cientistas coletaram amostras de insetos voadores usando armadilhas e plantas de trevo vermelho em vasos como referência para a polinização em todos os lugares. Eles também registraram todas as visitas de insetos às flores de trevo vermelho 20 vezes ao dia por 15 minutos. As sementes produzidas também foram contadas, determinando a taxa de sucesso da polinização. 

Este trabalho foi realizado principalmente pelas abelhas que apresentaram maior riqueza de espécies e taxas de visitas de flores nas cidades. De fato, três em cada quatro visitantes registrados nas flores eram zangões. Com uma frequência de 8,7%, a abelha foi o segundo polinizador mais importante. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.