CI

Polinizadores preferem néctar mais salgado

Pesquisas anteriores e evidências anedóticas mostraram que humanos e muitos outros animais preferem alguns alimentos ricos em sódio


Foto: Pixabay

Uma equipe de pesquisadores afiliados a várias instituições nos EUA descobriu que a adição de sódio ao néctar floral aumentou a visitação e a diversidade de polinizadores. Em seu artigo publicado na revista  Biology Letters, o grupo descreve como eles adicionaram sódio ao néctar de várias plantas e as colocaram em um prado, depois observaram como os polinizadores locais reagiram.

Pesquisas anteriores e evidências anedóticas mostraram que humanos e muitos outros animais preferem alguns alimentos ricos em sódio. Nesse novo esforço, os pesquisadores se perguntaram se esse poderia ser o caso dos insetos que polinizam as flores. Para descobrir, eles colocaram flores em vasos com adição de sódio em um prado no campus da Universidade de Vermont e depois registraram visitas de polinizadores.

Mais especificamente, eles compraram vários vasos de plantas com flores representando cinco espécies de plantas. Cada um foi mantido em casa de vegetação por um período de tempo antes de ser transferido para o prado. Antes de serem movidos, os pesquisadores adicionaram néctar artificial a todas as plantas: metade estava como comprada, a outra metade tinha níveis elevados de sódio.  

As plantas foram então levadas para o prado onde foram colocadas no chão, ainda nos seus vasos. Os pesquisadores então filmaram os polinizadores enquanto visitavam as plantas que colocaram no prado e aqueles ao seu redor, por um mês em 2019. Eles então contaram o número de polinizadores que visitaram as plantas e também observaram que tipo de polinizadores eles visitaram.

Os pesquisadores sugerem que suas descobertas indicam que os polinizadores podem ser mais atraídos por plantas com níveis elevados de sódio, uma descoberta que pode se tornar importante à medida que o número de polinizadores diminui devido às atividades humanas, incluindo as mudanças climáticas. Além disso, eles observam que alguns trabalhos anteriores sugeriram que algumas plantas com flores podem apresentar níveis de sódio em declínio à medida que os ciclos da água mudam, um evento que pode dificultar a atração de polinizadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.