Por dentro da safra: chega ao fim mais um ciclo da coluna
CI
Imagem: Marcel Oliveira
FUMICULTURA

Por dentro da safra: chega ao fim mais um ciclo da coluna

Leitores puderam acompanhar diversas etapas envolvidas na temporada 2020/21 da produção de tabaco no Sul do Brasil
Por:

Com a edição desta terça-feira, 2, no início do mês de fevereiro, concluímos aqui mais um ciclo da coluna Por Dentro da Safra. Ao longo dos meses, como os leitores puderam acompanhar, registramos as diversas etapas envolvidas na temporada 2020/21 da produção de tabaco no Sul do Brasil, esse ano tão incomum, marcado pela pandemia, que afetou igualmente a rotina dos agricultores.

Agradecemos imensamente a todos os que nos prestigiaram e acompanharam, em especial aos apoiadores, patrocinadores dessa iniciativa, e esperamos que em breve possamos iniciar mais uma etapa.

O exemplo de quem não desiste nunca

De todas as colunas que publicamos, nas quais tratamos da semeadura ao preparo das lavouras, do plantio aos tratos culturais e à colheita, passando por bons e maus momentos, inclusive relacionados ao clima, gostaria de citar uma em especial. É a que foi publicada na Gazeta do Sul de 22 de setembro de 2020, quando visitei o produtor João Ukacheski, 72 anos, em Ivaí, no Paraná.

Ele já havia perdido todas as mudas de um plantio anterior de tabaco por causa da estiagem, e replantara tudo de novo. E ali ele mostrava mais uma vez as mudas secando por falta de chuva. Era prejuízo em cima de prejuízo, mas nem por isso esmorecia ou perdia a esperança. Esse é o exemplo do grande produtor brasileiro, que tem a agricultura como vocação, e mantém a fé sempre!

Agora, que ocorra boa comercialização

Na semana passada, em duas chuvas, na quinta e no sábado, registramos nada menos que 150 milímetros aqui na propriedade. Embora também tenha causado estragos, no campo e na cidade, permitiu recuperar açudes e ajudou a adubação verde, que vem muito bem para a nova safra.

Enquanto isso, esperamos que a comercialização do produto da safra 2020/21 possa ocorrer a contento, ao menos com alguma reposição dos custos, que subiram muito, como o produtor bem sabe. Aqui em casa, o tabaco está sendo preparado no galpão para a venda (foto).

E se a coluna agora faz o intervalo, até o início efetivo da nova temporada em toda a região, no final de semana iniciaremos mais uma Expedição Os Caminhos do Tabaco junto com a Gazeta Grupo de Comunicações. No domingo, partiremos para amplo roteiro pelos três estados do Sul, conhecendo de perto essas realidades regionais. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink