Por que ter uma política de crédito no agro?
CI
Imagem: Divulgação
ECONOMIA

Por que ter uma política de crédito no agro?

“O apoio da alta direção das empresas é fundamental "
Por: -Leonardo Gottems

O especialista em crédito do agronegócio, Daniel Freire, escreveu um artigo recentemente explicando os motivos para se ter uma política de crédito no agronegócio. De acordo com ele, o dinamismo do setor, que pode ser tido as vezes como “vilão”, pode ser o motivo para a existência desse crédito. 

“Muitos se perguntam de o porquê ter uma política de crédito na empresa, sendo que o mercado agro é dinâmico e diversos pontos são analisados e alguns revistos na tomada de crédito e risco. Por ser dinâmico e ter uma exposição diferente ao risco a cada momento da safra, é que a política de crédito se apresenta como fundamental para a mitigação do risco”, comenta o especialista. 

Ele explica ainda que uma política bem escrita, bem alinhada com as expectativas da empresa e principalmente de conhecimento de toda a cia é fundamental para o sucesso. Não há sucesso nesse tema sem o conhecimento e aplicação de todos os envolvidos. 

“Para que o departamento de crédito consiga propor e principalmente aplicar a mesma no dia a dia, é preciso ter um equilíbrio entre uma análise quantitativa com análise qualitativa, procurando identificar quais os riscos, internos e externos, existentes para tomada de decisão.  É de grande valia que o analista de crédito tenha o conhecimento de quais são as expectativas da empresa, quais os resultados esperados no médio longo prazo, para que o mesmo possa fundamentar os seus conceitos e premissas em uma política de crédito”, completa. 

Para finalizar, aos demais departamentos, cabe o conhecimento, a compreensão e principalmente apoiar as premissas da política para que essa venha a dar certo. “O apoio da alta direção das empresas é fundamental para que a mesma possa ser validada e possa atingir o sucesso”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink