Porco caipira é boa opção para o pequeno criador
CI
Agronegócio

Porco caipira é boa opção para o pequeno criador

Por:

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 11 de julho, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema o criação de suínos naturalizados. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Porcos de diferentes raças vieram com colonizadores portugueses para o Brasil e rapidamente se espalharam por todo o país. Esses animais adaptaram-se às condições ambientais e passaram a apresentar características próprias. Logo, receberam a denominação de raças naturalizadas.

Os suínos naturalizados possuem uma grande adaptação aos trópicos e, em particular, aos diversos ecossistemas brasileiros onde passaram por processo de seleção natural.

A crescente demanda por produtos de origem animal nos países em desenvolvimento gerou aumento de produtividade das raças naturalizadas mediante cruzamentos com raças exóticas. Isso levou à substituição e quase extinção dos suínos naturalizados, com conseqüente perda de material genético.

No Distrito Federal, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Cenargen, junto com a Emater-DF, iniciou um projeto de conservação e multiplicação de suínos naturalizados em parceria com pequenos criadores da região. O projeto foi precedido de um censo que revelou a existência de diversas raças naturalizadas em propriedades rurais e o interesse de produtores em participar da iniciativa.

A Emater-DF adaptou a metodologia de criação ao ar livre (SISCAL), desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves, e, junto com produtor da região, deu início ao projeto. No programa, especialistas no assunto vão apresentar os resultados da pesquisa e o sistema de criação em regime de semiconfinamento.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.