CI

Pork Expo destaca estratégias nutricionais na fase de creche

“O período de lactação é a época mais crítica da produção de suínos", diz


Durante a Pork Expo 2010 e o V Fórum Internacional de Suinocultura, que acontece de 14 a 16 de setembro de 2010, no Convention Center Embratel, em Curitiba, Paraná serão debatidos temas relacionados ao consumo e marketing da carne suína, desafios e oportunidades da produção mundial, sanidade e nutrição de suínos. Entre os temas de destaque estão “Estratégias nutricionais para maximizar desempenho e lucratividade nas fases de creche e maternidade”, em palestra apresentada pelo Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Gustavo Julio Mello Monteiro de Lima.

Segundo Lima o melhoramento genético dos suínos fez com que as fêmeas produzam cada vez mais leitões, o que representa maiores desafios para os demais elos da cadeia como sanidade e nutrição principalmente. Para Lima o trabalho teve que ser intensificado nas áreas correlatas com o objetivo de manter os leitões vivos e com alto desempenho zootécnico. “O período de lactação é a época mais crítica da produção de suínos: os leitões recém nascidos lutam para sobreviver, as porcas lutam para alimentar sua progênie, mesmo que tenham que mobilizar grande parte de tecido corporal, e o suinocultor luta para desmamar o máximo de leitões com um bom peso, para garantir máxima lucratividade. Por outro lado, o suíno desmamado é capaz de apresentar um rápido crescimento, mas, infelizmente, uma série de fatores faz com que ele tenha dificuldades de expressar todo o seu potencial genético para que isto ocorra”destacou.
A palestra vai abordar as recomendações para aumento da produtividade de porcas ao longo de sua vida reprodutiva e apresentar alguns pontos importantes para melhorar o desenvolvimento dos leitões em fase de recria através do uso de ingredientes de alta digestibilidade e outros aspectos nutricionais, além de cuidados com o manejo, tentando auxiliar na resolução dos problemas atualmente vividos pelos produtores de leitões.

Sobre o uso do plasma na nutrição de leitões em fase de creche, Lima destaca que “O plasma sanguíneo seco em sistema spray dry é composto por imunoglobulinas, peptídeos, fatores de crescimento e outros nutrientes que possuem funções biológicas e é utilizado tradicionalmente na nutrição de leitões. Estudos mostram que a utilização de proteína sangüínea na dieta de leitões desmamados tem melhorado o desempenho desses animais. A resposta é dependente da taxa de inclusão, idade e peso dos leitões, sanidade e condições do local de criação” explica.

Segundo Lima a melhora observada com a utilização do plasma é devida, principalmente, à ação de globulinas no intestino e pela alta qualidade de sua proteína, constituindo-se em um ingrediente importante na alimentação de leitões após o desmame.

Sobre o Plasma Spray Dried

Focada em buscar soluções para a suinocultura a APC, uma das maiores fornecedoras de plasma spray dried do mercado, destaca que o plasma atomizado ou spray-dried (SDP do inglês spray-dried plasma) é um ingrediente único em rações animais devido à sua alta qualidade protéica e funcional. Sua utilização é comum na suinocultura, especialmente na ração de leitões desmamados, melhorando seu consumo, crescimento e produtividade. Atualmente o produto é cada vez mais empregado nas fases de gestação e lactação devido aos seus benefícios na manutenção da condição corporal de matrizes e no peso de leitegadas, além da redução do intervalo desmame-cio, principalmente em primíparas.

Atualmente, o SDP é amplamente utilizado na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Estima-se que mais de 100 milhões de suínos sejam anualmente alimentados com plasma no período pós-desmame, aproveitando as vantagens de crescimento e melhora da saúde e bem-estar associados ao consumo deste ingrediente.

O médico veterinário Luís Rangel, Gerente da APC afirma que “O plasma animal spray-dried é considerado um ingrediente fundamental em dietas de leitões jovens e, devido aos seus efeitos sobre a redução da estimulação imune e da inflamação, seu uso é cada vez mais frequente em matrizes durante a gestação-lactação para melhorar o peso e a uniformidade da leitegada ao nascer e ao desmame, assim como melhorar a condição corporal de primíparas no final do desmame, reduzindo assim o intervalo desmame-cio.”

A palestra de Gustavo Lima será realizada no dia 15 de setembro, quarta feira, na Sala 02 - LARGE WHITE, durante o Painel de NUTRIÇÃO.A Pork Expo 2010 e o V Fórum Internacional de Suinocultura que acontecem de 14 a 16 de setembro de 2010, no Convention Center Embratel, em Curitiba, Paraná deve receber cerca de 20.000 visitantes de quase 50 países.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.