Portaria prorroga prazo da janela de plantio nas várzeas tropicais no TO
CI
Agronegócio

Portaria prorroga prazo da janela de plantio nas várzeas tropicais no TO

Medida contempla ao menos seis municipios do Tocantins
Por:
Uma portaria da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) prorrogou por mais 5 dias, o prazo para o plantio de soja nas Várzeas Tropicais. O período de plantio encerraria nesta terça-feira, 10 de junho e agora irá até o dia 15 de junho, conforme a Portaria Nº 182, de 06 de junho de 2014, com isso, o prazo para colheita será estendido até o dia 15 de outubro.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Luís Henrique Michelin, esta medida atende a solicitação dos Sindicatos Rurais dos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, que alegaram terem dificuldades no preparo do solo devido às condições climáticas de chuva na região.

“A soja é uma cultura de grande valor econômico para o Estado do Tocantins, por isso, estas medidas tomadas pela Adapec visam também estabelecer meios para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja, bem como a preocupação da Embrapa para um possível desabastecimento de sementes no Brasil,” disse Michelin.

A Portaria determina que fica a cargo dos produtores que realizarem o plantio, a responsabilidade do direcionamento de materiais precoces para a finalização de semeadura, bem como o risco relacionado às condições de irrigação.

As Várzeas Tropicais são compostas pelos municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dueré, Pium, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins. Nesta região, durante o período de entressafra é permitido o plantio de grãos para destinação de pesquisa e produção de sementes.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink