Brasília, 30 (Agência Brasil - ABr) - O Porto de Ilhéus, administrado pela Companhia Docas da Bahia (Codeba), inaugura hoje novas instalações e equipamentos do terminal de exportação de soja. O projeto de modernização, de R$ 4,5 milhões, é fruto de uma parceria da Codeba com as empresas Cargill Agrícola e Bunge Alimentos. O objetivo é garantir o escoamento rápido e seguro da produção do oeste baiano.
O contrato operacional entre as três empresas tem validade até 2005. Prevê o aporte de recursos pelos exportadores enquanto a Codeba assume o custo de uma redução tarifária de 15%. As melhorias realizadas incluem o reforço da estrutura dos armazéns de estocagem de soja, a instalação de equipamentos de recepção e de um shiploader (transportador) com capacidade para elevar de 150 para 759 toneladas/hora a produtividade das operações de embarque.
A expectativa do presidente da Codeba, Afrísio Vieira Lima, é de que até 2005 os embarques cheguem a 1 milhão de toneladas, cerca de 400 toneladas acima do patamar atual. A modernização, segundo a Codeba, dará maior agilidade aos embarques. Vai reduzir das atuais 30 horas para 12 horas o tempo consumido pelos caminhões na fila de espera para desembarque no porto.
A modernização vem também incrementar as atividades de exportação no Porto de Ilhéus, que enfrentou períodos de ociosidade com a crise na lavoura do cacau. A desativação das operações de descargas de combustíveis da Petrobrás também afetou a movimentação local