Porto de Santos prevê movimentar volume recorde em 2017 com expansão da soja e do açúcar

Agronegócio

Porto de Santos prevê movimentar volume recorde em 2017 com expansão da soja e do açúcar

Desse total, cerca de 15,64 milhões de toneladas serão de soja em grãos, alta de 8,3 por cento
Por:
493 acessos

Desse total, cerca de 15,64 milhões de toneladas serão de soja em grãos, alta de 8,3 por cento

O porto de Santos, o maior da América Latina, deverá movimentar um recorde de 120,6 milhões de toneladas de cargas em 2017, com a ajuda de um aumento das exportações de grãos e de açúcar, estimou nesta terça-feira a autoridade portuária (Codesp).

Se confirmado, o volume representará um aumento de 6,3 por cento ante 2016 e a quebra do recorde anterior de 119,9 milhões de toneladas, registrado em 2015.

A Codesp projetou um aumento de 8,2 por cento das exportações, atingindo 89 milhões de toneladas, e de 1,3 por cento para as importações, a 31,6 milhões de toneladas.

"Isso deve ocorrer, principalmente, por conta da previsão de uma nova marca histórica para a safra brasileira de grãos e um forte desempenho do açúcar", disse a entidade, em nota.

O porto prevê uma maior capacidade operacional para a movimentação dessas cargas em Santos, com a entrada em operação dos novos berços do terminal Tiplam e a viabilização de investimentos por outros terminais portuários.

O Tiplam é um terminal operado pela VLI, que atualmente descarrega enxofre, rocha fosfática, fertilizantes e amônia, mas está em fase final de obras para o escoamento de grãos como soja e milho, além de açúcar.

A Codesp destacou que a região Centro-Oeste é a origem de aproximadamente 70 por cento da soja e 94 por cento do milho escoados através de Santos. Citando previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a autoridade portuária disse que a expectativa para a safra de grãos da região é de aumento de aproximadamente 21 por cento na nova temporada 2016/17, que começará a ser embarcada nos próximos meses.

Diante desse cenário, a previsão é de que o porto de Santos escoe 20,14 milhões de toneladas de produtos do complexo soja, alta de 6,5 por cento ante 2016.

Santos é o maior porto do mundo na movimentação de açúcar e os embarques do produto a granel (excluindo os embarques em contêineres) deverão crescer 7,6 por cento em relação a 2016, atingindo 20,32 milhões de toneladas.

Quando incluída a movimentação de açúcar em contêineres, o volume total deverá alcançar 22,114 milhões de toneladas, 7,1 por cento acima do previsto para 2016.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink