Porto do Itaqui bate recorde em movimentação de fertilizantes

Agronegócio

Porto do Itaqui bate recorde em movimentação de fertilizantes

Média subiu de 4,1 mil toneladas/dia para 8,1 mil t/dia
Por:
2236 acessos
Mais um recorde de produtividade foi contabilizado no Porto do Itaqui. A movimentação do granel sólido fertilizante superou a média praticada no porto maranhense até então, subindo de 4,1 mil toneladas por dia para 8,1 mil t por dia.

O produto foi descarregado do navio Gloriosa, de bandeira panamenha, que atracou dia 2 de maio no berço 102. O recorde foi registrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) no último relatório de Movimentação de Cargas e Navios. O documento, elaborado pela Diretoria de Operações (DOP) da empresa portuária, destaca os números, apesar do período chuvoso. “O fertilizante é uma carga que não pode ser operada na chuva. Mesmo com 20% de mau tempo no total de horas de atracação do navio, conseguimos realizar uma operação eficiente. O comprometimento dos clientes e operadores portuários foi fundamental para concluir o descarregamento com sucesso”, explicou Rafael Souza de Vasconcelos, responsável na Emap pelo gerenciamento operacional na área primária. Para o gestor, esse tipo de recorde só é possível quando existe congruência entre cliente, operador portuário, espaço disponível para a carga e condições de transporte.


O descarregamento foi realizado pelos operadores portuários Brazil Marítima, Costa Norte e Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), com a utilização de guindastes, grabs, funis, balanças da Emap e caminhões para o transporte do produto.

“Não é a primeira vez que alcançamos bons números com fertilizante. O trabalho dos agentes que atuam na área operacional do Porto do Itaqui de otimização da logística portuária para potencializar a produtividade dos berços é diário”, frisou Rafael Vasconcelos.


De janeiro a abril deste ano, 192,58 mil toneladas de fertilizantes foram movimentadas no Itaqui. Se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram descarregadas 82,83 mil toneladas, o crescimento das operações com esse tipo de granel sólido cresceu 132%, 109 mil t a mais que no primeiro quadrimestre de 2010. No total das operações, 669,13 mil toneladas foram movimentadas nos berços do Porto do Itaqui no ano passado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink