Porto maranhense fecha acordo com Canal do Panamá

ECONOMIA

Porto maranhense fecha acordo com Canal do Panamá

“Este acordo é muito importante para permitir o manejo de grãos para a Ásia"
Por: -Leonardo Gottems
416 acessos

O Porto de Itaqui, localizado em São Luís do Maranhão, assinou um acordo com a Autoridade do Canal do Panamá para promover o embarque de grãos e outras cargas na rota comercial entre o norte do Brasil para destinos localizados no Oceano Pacífico. De acordo com Ted Lago, presidente da Administração do Porto de Itaqui, o País irá se beneficiar muito com a parceria. 

“Este acordo é muito importante para permitir o manejo de grãos para a Ásia através do Canal, proporcionando ainda mais competitividade a Itaqui e já contemplando o crescimento do manejo de grãos pelo arco norte do Brasil”, comenta o administrador, explicando que o Brasil estará pronto para fortalecer os mercados já existentes, além de buscar novos mundo afora. 

Segundo a Autoridade do Canal do Panamá, o acordo permitirá que ele promova o uso das eclusas Panamax para o trânsito de grãos originários do norte do Brasil e viajando para os mercados da Ásia. O acordo também permitirá que o Canal do Panamá e o Porto de Itaqui colaborem em atividades conjuntas de marketing e estudos de mercado de câmbio e informações sobre fluxos comerciais para apoiar programas de modernização e melhoria. 

A Autoridade do Canal do Panamá disse que os exportadores brasileiros de grãos estão desfrutando de um aumento considerável nos volumes de embarque. Os navios graneleiros que transportam grãos e outros produtos secos representaram aproximadamente 22,2% dos trânsitos comerciais oceânicos totais do Canal do Panamá durante o ano fiscal de 2018, que abrange o período de 1º de outubro de 2017 a 30 de setembro de 2018.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink