CI

Porto Seguro sedia congresso de melhoramento de plantas


Começa na próxima quarta-feira, 23, e vai até sábado, 26, o 2º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, em Porto Seguro (BA). O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), com o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas BA), Fundação de Desenvolvimento Regional (Funder) e Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo Sebastião de Oliveira e Silva, presidente do congresso e pesquisador da Embrapa, o congresso é uma “oportunidade de se atualizar sobre as últimas novidades em uso no melhoramento genético de plantas, de manter contato com os principais pesquisadoras da área e de conhecer novos equipamentos”.

Com o tema principal “Melhoramento e qualidade de vida”, o evento deverá receber cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, profissionais e empresários. São nove palestras, 501 trabalhos inscritos, 11 mesas-redondas, quatro minicursos e duas visitas técnicas.

No período, serão abordados, entre outros assuntos, biodiversidade, propriedade intelectual, intercâmbio de germoplasma e legislação, plantas transgênicas, melhoramento de plantas propagadas vegetativamente, genômica funcional e melhoramento de plantas ornamentais.

No dia 23, às 10 horas, a palestra magistral com o tema do evento será proferida por Clibas Vieira, professor doutor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diariamente haverá apresentação de trabalhos em forma de pôsteres. Na quinta-feira, 24, faz parte da programação uma assembléia da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.

No sábado, dia do encerramento, haverá a escolha do “Melhorista homenageado”, a premiação dos melhores trabalhos e um coquetel de confraternização. Em seguida, vão acontecer visitas técnicas à Mata Atlântica para observação da biodiversidade e ao banco de germoplasma de eucalipto e pau-brasil da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

O 2º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas tem o patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Governo da Bahia, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Mais informações com a RD Consultoria e Eventos, pelos telefones (71) 358-6600 e (75) 621-8053, nas home pages www.cnpmf.embrapa.br e www.sbmp.org.br ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.