CI

Portos do Paraná apresentam recorde de movimentação


De acordo com dados divulgados pelo setor de estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), apresentou um amplo crescimento nos três principais segmentos de mercadorias movimentadas pelo complexo portuário.

Granéis sólidos, composto por produtos pertencentes ao complexo soja, atingiu no acumulado do ano, mais de 17 milhões de toneladas, o que superou em 2 milhões o volume registrado no mesmo período do ano passado. As exportações de soja em grão, farelo e milho, além da importação de fertilizantes, têm alcançado índices significativos. De janeiro até 18 de setembro, os embarques de soja responderam por 5,4 milhões de toneladas contra 4,7 milhões de toneladas em 2002.

Os embarques de farelo representaram 4,4 milhões de toneladas. Em todo o ano passado, foram exportadas 5,5 milhões de toneladas do produto. O milho é outro destaque do segmento. Até o momento, foram movimentadas 1,9 milhões de toneladas, contra 1,3 milhões de toneladas no mesmo período de 2002.

A importação de fertilizantes supera as previsões otimistas. De janeiro até dia 18 de setembro deste ano, foram recebidas 3,7 milhões de toneladas, enquanto que no acumulado de 2002 o volume foi de 3 milhões de toneladas. Em 2002, o Porto de Paranaguá importou 4 milhões de toneladas de fertilizantes.

No segmento de carga geral, o volume registrado no acumulado do ano representa alta em relação ao mesmo período de 2002. São 3,5 milhões de toneladas em 2003, contra 3,2 milhões de toneladas no ano passado, quando 4,6 milhões de toneladas de produtos da carga geral foram movimentadas. O destaque ficou por conta das exportações de madeira e de papel e as importações de arroz ensacado. De janeiro até 18 de setembro de 2003, foram embarcadas 965.111 toneladas de madeira, enquanto que no mesmo período de 2002 o volume chegou a 859.217 toneladas.

As exportações de papel registram até o momento 239.124 toneladas contra 198.176 toneladas em 2002 e as importações de arroz ensacado que registraram no acumulado deste ano 186.518 toneladas, enquanto que no ano passado, até esta data, não havia sido registrado desembarque do produto no terminal paranaense.

No granel líquido, os resultados são positivos. São 3,2 milhões de toneladas no acumulado deste ano, contra 2,7 milhões de toneladas no mesmo período de 2002. As exportações de óleos vegetais alcançam os números deste segmento. Foram registradas mais de 1 milhão de toneladas, enquanto que no ano passado, o volume foi de 850 mil toneladas.

Antonina - O Porto de Antonina também registra índices excelentes. No total, a movimentação de cargas origina os seguintes números: 600 mil toneladas de janeiro a 18 de setembro de 2003, contra 307 mil no mesmo período do ano passado, quando 658 mil toneladas foram embarcadas e desembarcadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.