CI

Portugueses evitaram emissão de 5 mil tons de CO2

Sistema de logística reversa de embalagens de agroquímicos está na vanguarda europeia


Foto: Pixabay

A Valorfito, designação do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, anunciou que conseguiu evitar a emissão de quase 5 mil toneladas de CO2 nos últimos dez anos de atividade. Tendo como base o ano 2012, foi possível efetuar a contabilização desta mesma pegada, para que este indicador contribua para a melhoria contínua do desempenho ambiental do sistema.

“O Valorfito contribuiu, na última década, para que se evitassem as emissões de 4.792 toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera, refletindo as 3.704 toneladas de resíduos recolhidos desde 2012, que corresponde a 12.263 barris ou 1.668 toneladas de petróleo, sendo estes valores, se dúvidas houvesse, o reflexo do contributo fundamental do setor agrícola para o combate às alterações climáticas”, comenta António Lopes Dias, Diretor Geral da Sigeru.

“Ao longo da última década, verifica-se que a recolha de resíduos de embalagens está intimamente ligada ao aumento do valor de emissões evitadas, numa proporção de 1,3 t CO2 eq. por cada t de resíduos recolhidos, que resulta da evolução verificada no setor agrícola que passou de 243 t de resíduos de embalagens recolhidos em 2012 para as atuais 512 t em 2021, o que espelha os resultados da formação, profissionalização e execução das boas práticas ambientais do setor”, destacou ainda o responsável pelo sistema Valorfito.

Nesse contexto, a entrega dos resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, sementes e biocidas por parte dos agricultores garante que aqueles seguem as melhores práticas de reciclagem e valorização, para além de todos os benefícios ambientais e de segurança inerentes, evitando-se, também, a emissão de importantes quantidades de CO2 para a atmosfera.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.