CI

Pós secantes garantem excelência em plantabilidade

Tecnologia permite uma semente ainda mais pronta para a semeadura


Foto: Eliza Maliszewski

Para uma boa safra, é importante cuidar da etapa inicial  desde o tratamento de sementes (TS) até a semeadura e estabelecimento da cultura. Com os pós secantes Labsec SuperFluid Graf, usados no TS com os melhores polímeros da Laborsan Agro, é possível obter uma semente de melhor plantabilidade desde o TS, trazendo a praticidade de uma semente mais pronta para o plantio.

De acordo com o engenheiro agrônomo Emanuel Soto, coordenador de pesquisa da Laborsan Agro, os pós secantes Labsec Superfluid Graf são compostos por minerais que conferem maior fluidez às sementes, garantindo uma finalização de secagem adequada para a operação do TS, além de garantir uma melhor plantabilidade (diminuição de sementes duplas e falhas na linha de plantio) “esses pós secantes possuem um melhor poder ‘lubrificante’ que os pós-secantes comuns, tornando a superfície das sementes mais fluidas (lubrificadas) e melhorando a plantabilidade, o que permite uma semente ainda mais pronta para a semeadura, possibilitando até a dispensa da ação conhecida como grafitagem”, explica.

A fluidez que os pós secantes Labsec Superfluid Graf trazem às sementes, é o que favorece a diminuição das irregularidades duplas e falhas. A mensuração da redução de até 99% das irregularidades é atestada por meio de equipamentos que simulam implementos de semeadura e fazem a contagem das irregularidades detectadas.

Dentro deste contexto, a uniformidade do estande é fundamental para o sucesso da lavoura. Em algumas culturas, como por exemplo, milho, isso pode ser ainda mais crítico já que a cultura não apresenta a característica de compensar a desuniformidade do estande de plantas. “As irregularidades podem gerar diminuição de plantas/linha (‘falhas’), além de as ‘duplas’ poderem causar competições entre plantas, sendo que algumas podem se tornar improdutivas”, finaliza o coordenador de pesquisa da Laborsan Agro.

*Informações da assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.