CI

Potencial da alfafa em pauta na Expointer

As múltiplas qualidades da alfafa estarão em evidência na programação da Expointer


Foto: Pixabay

Alimento de alta qualidade, tanto para animais como para seres humanos, também utilizada em cremes hidratantes e produtos farmacêuticos, a alfafa pode ser versátil e lucrativa. As múltiplas qualidades da alfafa, considerada "a rainha das forrageiras", estarão em evidência na programação da Expointer. Na sexta-feira (02/10), às 15h30, terá início a live Produção de Alfafa: atualidade e perspectivas. Ao final da live, haverá o lançamento do livro Alfafa: do cultivo aos múltiplos usos, publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa.

O evento, reunindo alguns dos mais renomados especialistas brasileiros no assunto, é promovido pela Embrapa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Passo Fundo (UPF), e a Emater/Ascar, instituição parceira da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Apoiam o evento, Alfapelet, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Produção de alfafa no mundo

Os três maiores produtores mundiais de alfafa são os Estados Unidos, União Europeia e Argentina. Na América Latina, o Brasil, com aproximadamente 40 mil hectares de alfafa cultivados, ocupa a quinta posição, atrás do Uruguai (70 mil/ha), Peru (120 mil/ha), Chile (170 mil/ha) e Argentina (4 milhões/ha).

Programção

15h 30 - Abertura
Estabelecimento e manejo da Alfafa - pesquisador da Embrapa, Renato Serena Fontaneli.

Alfafa: seus usos múltiplos e potenciais na produção de leite - pesquisador da Embrapa, Duarte Vilela.

Equipamentos para produção de feno de alfafa - professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Walter Boller.

Análise nutricional de alfafas na região de Ijuí/RS  professor da Universidade do Noroeste do Estado Rio Grande do Sul (Unijuí), Emerson André Pereira.

Produção de pellets de alfafa extensionista rural da Emater/RS-Ascar Joney Cristian Braun e médico e empresário da Alfapelet, Edison Machado de Oliveira.

Lançamento do livro Alfafa: do cultivo aos múltiplos usos, pesquisador da Embrapa, Duarte Vilela.

16h 45 - Perguntas e encaminhamentos

17 h - Encerramento

A coordenação estará sob a responsabilidade do extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Marcelo Araldi Brandoli.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.