CI

Potencial do sorgo para a geração de energia é tema de conferência nos Estados Unidos


A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma das instituições que participam da International Conference on Sorghum for Biofuel, evento que acontece em Houston, Texas, de 19 a 22 de agosto. A conferência tem o objetivo de avaliar o potencial do sorgo como biocombustível, identificando os avanços científicos, desafios e propondo estratégias para superá-los. A conferência pretende ainda identificar as oportunidades científicas para que o sorgo se torne uma das principais matérias-primas para a produção de energias renováveis.

Entre os temas que compõem a programação, estão o potencial do sorgo na produção de biomassa e sua viabilidade econômica, impactos ambientais e questões agronômicas, como cultivares disponíveis para a produção de combustíveis, genômica e os últimos resultados e avanços científicos em biotecnologia para a produção de energia a partir do cereal. Após a conferência, serão definidas estratégias internacionais para o delineamento de pesquisas para a geração de biocombustível a partir do sorgo.

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) desenvolve pesquisas com o sorgo sacarino – que possui alta aptidão para a geração de energia – desde a década de 1980, período no qual foram lançados os híbridos BR 601 e BR 602. No final dos anos 90, foi lançada a variedade BR 506, também com potencial para a produção de energia. Da Unidade, participam da conferência internacional a chefe-geral, Vera Maria Carvalho Alves, e os pesquisadores Jurandir Vieira Magalhães e Robert Eugene Schaffert.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.