CI

Pouca chuva preocupa fornecedores de cana de Alagoas

As socarias de início de safra, que brotaram muito bem, têm sofrido ao longo da própria safra


Foto: Pixabay

Os fornecedores de cana alagoanos estão preocupados com o baixo índice pluviométrico, que pode afetar a safra 2020/2021 no estado. De acordo com o assessor técnico da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Antônio Rosário, as precipitações estão baixas e já afetam o plantio de inverno.

“As socarias de início de safra, que brotaram muito bem, têm sofrido ao longo da própria safra. O que esperamos é que na safra 20/21 a gente consiga chegar aos números que estamos nos aproximando nesta safra. Já não é mais aquela estimativa que nós tínhamos em mente, mas há um comprometimento, a gente sabe que a lavoura canavieira tem um processo de recuperação muito bom”, atenta o assessor técnico da Asplana.

As regiões mais afetadas são as dos fornecedores de cana da região centro e sul do estado de Alagoas. Para Rosário, lá estão os fornecedores que mais tem sofrido com a falta de chuvas. “São esses que sofrem mais. E parte das usinas que não têm irrigação. Nem todas têm 100% de sua área irrigada”, esclarece.

Para esta safra, Rosário acredita que mesmo com a estiagem ainda há pontos positivos. “A safra está formada e não houve perda de volume. Tem outro lado positivo que é a concentração de açúcar. Então, vamos ter uma perda, com certeza, na produção. Vamos ver se conseguimos chegar em algo próximo de 17 milhões de toneladas de cana, com a melhoria dos preços dos nossos produtos e melhor concentração de açúcar por tonelada de cana”, finaliza o assessor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.