PR: colheita avança e soja melhora
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
SAFRA 2021/22

PR: colheita avança e soja melhora

Projeção é de 12,83 milhões de toneladas para o Estado, cerca de 45% abaixo do esperado
Por: -Eliza Maliszewski

A colheita de soja avançou na última semana no Paraná e alcançou 68% das áreas cultivadas na safra 2021/22. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) e apoontam um  avanço de 14 pontos percentuais na semana. No mesmo período do ciclo anterior, os trabalhos estavam em 58% após problemas climáticos que atrasaram o andamento da safra.

Nesta temporada, o Estado foi atingido pela seca decorrente do fenômeno climático La Niña, que limitou a produtividade de algumas regiões. Com o avanço dos trabalhos o Deral notou uma melhora nas condições das lavouras e passou a avaliar 50% das áreas como boas, contra 46% no levantamento anterior, à medida que avança a colheita de campos considerados piores. Ainda assim, o percentual está bem abaixo dos 81% vistos um ano antes. As áreas consideradas médias são 32% e 18% ruins, ante respectivos 30% e 24% na semana anterior, mostraram os dados.

Para o milho, o plantio da segunda safra atingiu 87% das lavouras, versus 69% na semana passada. Em igual período da safra passada, a semeadura estava em 72%. Em relação à qualidade, as lavouras do cereal consideradas boas passaram de 90% para 95% no comparativo semanal e somente 5% estão em condições médias, em meio a expectativas otimistas para a segunda safra.

No mês passado, Deral estimou a colheita do milho safrinha em 15,5 milhões de toneladas, uma expressiva alta ante os 5,74 milhões registrados na temporada anterior, que foi afetada por seca e geadas. Na soja o cenário é inverso, com projeção mais recente em 12,83 milhões de toneladas para o Estado, cerca de 45% abaixo do potencial inicialmente esperado para a safra atual, disse o departamento no fim de fevereiro.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.