PR: Concurso premia produtores que reduzem perdas na colheita de soja

Agronegócio

PR: Concurso premia produtores que reduzem perdas na colheita de soja

Só na região de Francisco Beltrão, o prejuízo na safra passada (2009/10) foi de R$ 20 milhões
Por:
1984 acessos
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, participam nesta sexta-feira (20), em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, do encerramento do primeiro concurso regional de redução de perdas nas lavouras de soja. A região conta com mais de 200 mil hectares destinados ao cultivo da soja e o índice de perdas na safra de 2010 chegou a 2,5 sacas por hectare. Estudos realizados pela Embrapa apontam que o índice aceitável de perdas numa lavora é de até uma saca por hectare.


A Emater estima que, só na região de Francisco Beltrão, o prejuízo na safra passada (2009/10) para os produtores foi de R$ 20 milhões. Para o chefe do Núcleo Regional da Seab, Neri Munaro, a falta de capacitação dos operadores de colheitadeira é um dos motivos do alto prejuízo nas lavouras. “Na pressa de acabar logo a colheita muitos produtores vão deixando para trás grãos que, se contabilizados depois, deixam de render algumas sacas a mais”, diz.

Estão inscritas no concurso 203 lavouras de 17 municípios da região. Em todas as propriedades foram colhidas e coletadas amostras para avaliação da comissão julgadora, formada por representantes das prefeituras, Emater, Seab, Claspar, sindicatos, cooperativas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação Regional das Casas Familiares Rurais.


Além do Sudoeste, as regiões de Maringá, Cambé, Ibiporã e Rolândia também realizam concursos similares que premiam os produtores com menores taxas de desperdício. A estratégia de redução de perdas inclui ainda palestras técnicas, reuniões práticas e cursos que capacitam os produtores para a preparação adequada do solo e o uso correto do maquinário agrícola.

“Reduzir perdas significa aumentar a chance de sucesso, de lucro e ampliar a renda dos produtores. Há um trabalho intenso por parte da Emater no sentido de oferecer campanhas de qualificação do homem do campo, principalmente os mais carentes”, ressaltou o secretário Norberto Ortigara.


A solenidade de premiação do concurso será realizada às 18h30, no Centro Comunitário da Paróquia Cristo Rei, no bairro Cango. Estima-se a participação de 700 pessoas, entre agricultores, lideranças e representantes de comissões municipais, entre outros.

Serviço: encerramento de concurso regional
Data – sexta-feira (20)
Horário – 18h30
Local - Centro Comunitário da Paróquia Cristo Rei, Bairro Cango - Francisco Beltrão

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink