CI

PR: Deral aponta avanço na colheita do milho safrinha

Colheita de milho chega a 6%



O produtor paranaense aproveitou o período de trégua nas chuvas para acelerar os trabalhos de campo das principais culturas de inverno. As colheitas de milho e feijão safrinha (segunda safra) chegaram a 6% e 90% da safra, respectivamente, enquanto o plantio do trigo avançou para 82% dos 1,3 milhões de hectares previstos para a temporada 2013/14.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26.06) em relatório de acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). No caso do milho, a evolução é de quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento. Já a colheita do feijão avançou 10 pontos porcentuais.

Apesar do temor pela qualidade das duas culturas, que poderiam ser influenciadas pelo excesso de umidade das últimas semanas, o Deral aumentou o índice de feijão classificado como bom de 44% para 49%. O índice do milho com a mesma avaliação se manteve em 89%.

Contudo, as chuvas afetaram as plantações de trigo, segundo o Deral. Até 16 de junho, 93% das lavouras eram consideradas em boas condições. No relatório divulgado ontem, 89% obtiveram a mesma classificação. No período, o plantio avançou oito pontos percentuais.

Revisões

O Deral aumentou em 10 mil hectares a projeção de área plantada do cereal do pão no Paraná. A projeção é de que 4 milhões de toneladas de trigo saiam dos campos do estado neste ciclo, frente 3,98 milhões previstos no último levantamento. A expectativa de produção de soja safrinha, contudo, foi reduzida de 196 mil para 194 mil toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.