PR: pesquisa de safra combina metodologias para levantamento da produção de grãos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)

Imagem: Divulgação

GRÃOS

PR: pesquisa de safra combina metodologias para levantamento da produção de grãos

A pesquisa conta com importante rede de informantes no estado
Por:
541 acessos

A atualização dos dados das culturas de milho 2ª safra, feijão cores 3ª safra, aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale começou a ser feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e segue até sexta-feira (31) no Paraná. Todo o trabalho de levantamento das informações está sendo realizado por meio remoto como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

A pesquisa conta com importante rede de informantes no estado e vai compilar informações sobre as culturas em 32 municípios paranaenses. São eles: Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina, Apucarana, Maringá, Paranavaí, Astorga, Bandeirantes, Ivaiporã, Campo Mourão, Umuarama, Palotina, Toledo, Cascavel, Medianeira, Ubiratã,  Capanema, Francisco Beltrão, São João, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Pitanga, Curitiba, Lapa, União da Vitória, Irati, Prudentópolis, Ponta Grossa, Carambeí e Castro.

Já para a análise da cultura do milho 2ª safra, foram feitas visitas a campo entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com objetivo de avaliar as condições das lavouras, principalmente no que se refere à produtividade. No estudo foram georreferenciados e fotografados 26 pontos nos municípios de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Alves, Iracema do Oeste, Janiópolis, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Palotina, Quarto Centenário, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

Para evitar o contato com os informantes na pesquisa do milho 2ª safra, foi aplicada uma metodologia que levou em conta os fatores de produção mediante a apuração dos espaçamentos entre as linhas de semeadura, a contagem dos números de plantas por metro linear nas linhas de semeadura, a determinação das quantidades médias de espigas por planta, a determinação das quantidades médias de fileiras de grãos por espiga e a determinação das quantidades médias de grãos em cada fileira das espigas. 

O resultado deste estudo será divulgado no dia 11 de agosto próximo, no anúncio do 11º Levantamento da Safra de Grãos realizado pela Companhia em âmbito nacional.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink