CI

PR e MT voltam a exportar carne para o Irã

O montante de carne exportada para o Irã vem crescendo a cada mês


Os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul tiveram na sexta-feira (13-07) a reabertura oficial das exportações de carne bovina in natura para o Irã. Foram liberados 11 frigoríficos e estabelecimentos no Mato Grosso do Sul e 13 no Paraná. A reabertura do mercado está sendo comemorada pelo secretário de Defesa Sanitária (SDA), Inácio Afonso Kroetz, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Fizemos a apresentação do status sanitário para o Irã, atendemos todos os preceitos técnicos e as exigências iranianas conquistando a reabertura”, afirma Kroetz.

A reunião que deu início à reabertura aconteceu na quinta-feira, quando técnicos do Serviço Veterinário do Irã estiveram no Mapa em Brasília. Na sexta-feira foi confirmada a liberação. O montante de carne brasileira in natura exportada para o Irã vem crescendo mês a mês. Em junho de 2006, por exemplo, foram 1.633.397 quilos, já em junho deste ano foram 2.750.738 quilos. Só neste mês de julho o Irã importou mais de 6 milhões de dólares em carne bovina brasileira in natura.

O Irã havia fechado o comércio com os dois estados em 2005 devido a suspeita de focos de febre aftosa. Um dos diferenciais iraniano para com os demais países é a exigência de “exame de radioatividade”, o que também vem sendo atendido pelos brasileiros.

O coordenador Geral de Programas Especiais do Mapa, Ari Crespim dos Anjos, vê a questão como uma oportunidade para iniciar a reabertura com outros países. “Esse retorno com o Irã possibilita o reinício das exportações e a reativação da produção dos estabelecimentos de abate localizados nesses Estados, e servem de exemplo para alguns países que ainda têm embargo com a carne brasileira”, diz Crespim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.