CI

PR já colheu 41% da 1ª safra e conclui plantio da safrinha

Trabalhos atrasados no segundo maior produtor do País


Segundo maior produtor do país, o Paraná já colheu 41% de sua primeira safra de milho, de acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural do PR). O resultado representa um significativo atraso de 28 pontos percentuais na comparação com 69% colhidos na mesma época na temporada do ano passado. 

De acordo com o relatório do órgão oficial, as lavouras ainda encontram-se com 22% em frutificação, contra apenas 4% no ano passado. Por outro lado 78% está em maturação, contra 96% do ano passado. Segundo a T&F Consultoria Agroeconômica, a situação é de atraso, e a comercialização atingiu apenas 2%, contra 25% do ano passado.

As condições das lavouras também estão um pouco mais prejudicadas, aponta o Deral: 1% ruim, contra zero do ano anterior, 13% de condição média, contra 4% do ano anterior e 86% de condição boa/excelente, contra 96% do ano anterior. 

Já a segunda safra de milho do estado está 100% plantada, com zero por cento em condição ruim, 100% em condição média e zero por cento em condição excelente/boa. Sobre as fases de desenvolvimento 50% estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 20% em frutificação e zero por cento em maturação, também segundo o Deral.

CLIMA

Os mapas climáticos analisados pela Consultoria AgResource trazem um aumento das chuvas previstas para o Centro do Brasil. Os índices pluviométricos se intensificam, num raio de 25-50mm acumulados nos próximos 5 dias, para todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. O cenário continua favorável, principalmente para o fechamento da safra no MATOPIBA e para o desenvolvimento da safrinha em todo o Centro-Oeste do país. Chuvas expressivas voltam a serem projetadas para o Mato Grosso do Sul e o lado sul de Goiás, reduzindo preocupações com estiagens prolongadas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.