CI

PR realiza em Brasília evento para discutir aftosa e carne

Também será apresentado aos participantes o potencial comercial da indústria de carnes do Paraná


A Secretaria da Agricultura e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná (Sindicarne) vão realizar na próxima terça-feira (12-12), em Brasília, um seminário para tratar do restabelecimento do status sanitário de área livre de febre aftosa, com vacinação. Também será apresentado aos participantes o potencial comercial da indústria de carnes do Paraná.

Foram convidados a participar embaixadores dos países compradores de carne do Paraná, senadores, deputados federais integrantes da Comissão de Agricultura, e representantes dos Ministérios da Agricultura, e das Relações Internacionais.

No dia 19 de outubro o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes, anunciou a liberação das áreas que se encontravam com restrições, por causa da febre aftosa, no Paraná.

No dia 6 de novembro foi publicada em Diário Oficial a Instrução Normativa 61/06 do Ministério da Agricultura suspendendo as restrições impostas às sete propriedades decretadas como foco de febre aftosa no Paraná.

De janeiro a setembro deste ano o Paraná exportou 8,5 mil toneladas de carne bovina, contra 31 mil toneladas em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2005, o faturamento chegou a U$ 67 milhões, e neste ano foram pouco mais de U$ 15 milhões.

"Para se ter uma idéia, no ano passado o faturamento representou 2,8% do que o Brasil exportou de carne bovina, e nesse ano ficamos apenas 0,6% do faturamento total. Precisamos reverter essa situação e voltar a exportar como nos anos anteriores", explica o diretor do Sindicarne, Gustavo Fanaya.

A exportação de carne suína também sofreu com o embargo. As vendas caíram 77%, e o faturamento despencou de U$ 145 milhões para U$ 33 milhões. "Pretendemos mobilizar os embaixadores, mostrar nossos produtos, e provar que no Paraná superou a crise e está pronto para voltara a fornecer carne de qualidade para o mundo", destacou Newton Ribas.

Além do Sindicarne e do Escritório Regional de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná , o seminário conta o apoio da Sociedade Rural do Paraná e da Associação Nacional dos Produtores de Bovinos de Corte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.