PR tem 11 focos de ferrugem em plantações do Norte e Noroeste
CI
Agronegócio

PR tem 11 focos de ferrugem em plantações do Norte e Noroeste

Número de focos é considerado relativamente baixo
Por:
De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Fiscalização Sanitária (Defis), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná registrou na atual safra 11 focos de ferrugem da soja. As infestações foram encontradas nas regiões de Londrina (Norte) e Maringá (Noroeste) do Estado.


Embora a ferrugem seja uma praga altamente destrutiva para as lavouras de soja, o número de focos registrado no Estado na atual safra é considerado relativamente baixo, segundo a engenheira agrônoma do Defis, Maria Celeste Marcondes.

Para ela, o motivo da baixa incidência do fungo no atual ciclo é tem relação com o trabalho de monitoramento técnico e controle preventivo que os produtores paranaenses vem adotando para erradicar a doença.

Até agora, de acordo com dados do Defis, o Brasil apresentou na safra 2011/12 um total de 79 focos de ferrugem. Os Estados que mais apresentaram focos de ferrugem foram: Mato Grosso, que lidera o ranking com 41 focos, seguido de Goiás (18), Paraná (11) e Rondônia (5). A ferrugem da soja ataca diretamente a folhagem das plantas dificultando, assim, a realização da fotossíntese.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.