CI

PR tem concentração de soja e milho na agricultura familiar

Pesquisa constata que o trabalho está concentrado nas duas culturas


Ao destinar recursos da ordem de R$ 10 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o governo federal oferece condições para que 2 milhões de agricultores permaneçam no meio rural, onde o emprego e a produção têm aumentado significativa nos últimos quatro anos. No ano passado, o Pronaf atendeu a 1,8 milhão de agricultores, com a liberação de R$ 7,5 bilhões.

A avaliação é do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, que participou nesta segunda-feira (11-12) de seminário para divulgar pesquisa feita junto com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). A pesquisa, sobre o desempenho do Pronaf no Paraná, constatou que o trabalho está concentrado basicamente em apenas duas culturas: soja e milho.

"Foram visitados cerca de 2,4 mil agricultores em 150 municípios. Os resultados servirão para traçar políticas visando aos próximos quatro anos. É preciso, por exemplo, diversificar as linhas de crédito para estimular a diversidade de culturas", disse Bianchini. Ele destacou ainda a expectativa de investimentos em fruticultura e na ampliação do crédito para os jovens.

A pesquisa foi feita em 130 mil propriedades, abrangendo 415 mil trabalhadores. Segundo Bianchini, trabalho semelhante está sendo realizado pelo ministério e pelo Ibase nos municípios da região Nordeste. "Não há saída do homem do campo para a cidade se ele estiver recebendo assistência. A pesquisa no Paraná mostrou que houve um crescimento de 5% nesse setor, com a geração de 20 mil novos empregos", acrescentou o secretário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.